Por tamara.coimbra

EUA - O chefe da missão da ONU para o ebola, Anthony Banbury, disse em entrevista à imprensa nesta quinta-feira que o vírus letal poderá sofrer mutação e se espalhar pelo ar, caso não haja um controle rápido da doença. Até o momento, o que se sabia era que o ebola se transmitia apenas por fluidos corporais, quando uma pessoa entra em contato direto com o corpo de uma vítima da doença.

Transmissão pelas vias respiratórias tornaria o controle do vírus ainda mais difícilReuters

De acordo com Anthony Banbury, se a transmissão passar a ser pelas vias respiratórias, tornará o controle do vírus ainda mais difícil. "Quanto mais tempo o vírus permanece em hospedeiros humanos no caldeirão virulento que é a África Ocidental, mais chances de mutação", disse o representante especial da ONU.

Banbury comentou ainda sobre o primeiro caso da doença fora do território africano, onde a doença já matou mais de três mil pessoas. O homem que contraiu o vírus na Libéria antes de voar para Dallas, no Texas (EUA), está em estado grave.

Oitenta pessoas podem ter sido expostas a paciente nos EUA

Autoridades de saúde do Estado norte-americano do Texas disseram nesta quinta-feira que cerca de 80 pessoas tiveram contato em algum momento com o paciente diagnosticado com ebola em Dallas, informou a NBC News. Isso representa um aumento significativo em relação às 18 pessoas que as autoridades disseram que podem ter sido expostas ao vírus.

Além disso, quatro membro da família do paciente foram orientados a permanecer em casa por precaução extrema, disse a NBC, citando as autoridades do Texas.

Você pode gostar