Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao ex-conselheiro da Casa Branca Ron Klain que coordene os esforços do país para conter o surto de Ebola, disse uma autoridade nesta sexta-feira, após críticas de que a reação do governo ao vírus tem sido lenta e inadequada.

Klain, advogado e empresário, é um veterano assessor de Obama na Casa Branca e também chefe de gabinete do vice-presidente Joe Biden. Anteriormente, atuou como chefe de gabinete do vice-presidente Al Gore e também da ex-procuradora-geral Janet Reno.

Ele se reportará à conselheira de segurança interna, Lisa Monaco, e à conselheira de segurança nacional, Susan Rice, disse o funcionário.

A decisão de nomear um chamado "czar" do Ebola ocorre depois da infecção de uma segunda enfermeira em Dallas, que tratou o primeiro paciente a ser diagnosticado com Ebola em solo norte-americano, o liberiano Thomas Eric Duncan.

O governo Obama tem enfrentado duras críticas de alguns parlamentares sobre os esforços para conter a doença no país.

A crescente preocupação da população sobre a doença levou Obama a cancelar dois dias de eventos políticos semanas antes das eleições inermediáris no país, marcadas para 4 de novembro.

Você pode gostar