Por tabata.uchoa

França - Um voo da Air France com saída de Paris e destino à Guiné foi cancelado no sábado por uma suspeita de ebola ser detectada em uma passageira que tinha viajado anteriormente nesse avião, confirmou neste domingo à Agência Efe uma porta-voz da companhia aérea.

As operações de desinfecção do meio de transporte e o acompanhamento de todos os protocolos de precaução adotados pelas autoridades da saúde impossibilitaram que o avião decolasse no horário previsto e a saída precisou ser adiada até a manhã deste domingo.

Os controles de saúde sobre os passageiros dos voos procedentes da Guiné, os únicos diretos de um país afetado pelo vírus do ebola para a capital francesa, começaram no sábado no aeroporto Charles de Gaulle (CDG), em Paris. Os viajantes desse primeiro voo examinado também tiveram que preencher uma ficha detalhada para poderem ser comunicados em caso seja necessário.

A companhia aérea não se quis pronunciar sobre a nacionalidade ou o estado da mulher neste domingo, mas afirmou que ela não tinha febre quando embarcou na Guiné, onde foi medida a sua temperatura. A aplicação das medidas de controle no aeroporto foi anunciada na quarta-feira pelo presidente francês, François Hollande, após uma conversa com os líderes dos EUA, Alemanha, Reino Unido e Itália.

O governo francês afirmou que Paris também construirá novos centros de tratamento contra a doença na Guiné. Segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de ebola que afeta Guiné, Libéria e Serra Leoa infectou cerca de nove mil pessoas, das quais aproximadamente 4.500 morreram.

Você pode gostar