Por clarissa.sardenberg

Canadá - O homem identificado pela polícia do Canadá como autor do ataque ao Parlamento canadense nesta quarta-feira tinha antecedentes criminais desde 2001, segundo a imprensa internacional. O canadense Michael Zehaf-Bibeau, de 32 anos, cometeu ao menos 11 crimes, entre eles roubo, posse de armas e drogas. Segundo um amigo de Bibeau, em depoimento, ele planejava viajar ao Oriente Médio e afirmava que o "diabo estava atrás dele" após sua conversão ao Islã. Ele foi morto nesta quarta durante uma troca de tiros com a polícia local dentro do Parlamento.

Michael Zehaf-Bibeau se converteu ao Islã há cerca de 10 anosRepreodução Twitter

Michael Joseph Hall mudou de nome após a conversão ao Islã há cerca de 10 anos, segundo a NBC. Há poucos meses, ele teve o passaporte confiscado por autoridades canadenses por ser considerado um "passageiro de risco".

Ataques deixam dois mortos e colocam Canadá em alerta

Segundo o Canada's Globe and Mail,o atirador viveu em Ottawa e Montreal e ficou um período na Líbia antes de retornar ao país para se tornar mineiro. O pai de Bibeau, Bulgasem Zehaf, é um empresário de Quebec que teria lutado em 2011 na Líbia e sua mãe, Susan Bibeau, vice-presidente da divisão de Imigração e Refugiados do Canadá. Eles se divorciaram em 1999.

Bibeau se declarou culpado por não cumprir ordens judiciais referentes a crimes envolvendo drogas e seria julgado em Vancouver, em 2011, após avaliação psiquiátrica.

Você pode gostar