Por bferreira

Rio - O tradicional futebol está perdendo espaço para a musculação. Levantamento do Ministério da Saúde mostra que, entre 2006 e 2013, a taxa dos brasileiros que jogam bola caiu 28%. No mesmo período, o número de homens na academia subiu 50%. Porém, segundo o ministério, parcela de quase 70% da população ainda é sedentária.

Para a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do ministério, Deborah Malta, o crescimento da prática da musculação demonstra maior interesse da população em ter melhor qualidade de vida e mais saúde. “A musculação é uma atividade contratual, em que é necessário se matricular, buscar um estabelecimento, e passa a ser um compromisso agendado na semana”, disse.

Na hora de se exercitar, fatia de 26,75% da população masculina recorre à paixão nacional. Mas, mesmo nesse grupo, o índice caiu: oito anos atrás, mais de 35% diziam jogar bola regularmente.

Apesar das mudanças no perfil da atividade física, a caminhada ainda é o exercício mais frequente entre os brasileiros. Do total de entrevistados que praticam alguma ginástica, um terço caminha — em 2006, o índice era 10% maior. Entre o público feminino, a taxa das adeptas da caminhada foi de 43,98%.

Segundo Deborah, a caminhada, normalmente, é a atividade física que a população escolhe para começar a se exercitar. Ela lembra que muitos problemas de saúde dos brasileiros poderiam ser prevenidos com uma andada diária de 30 minutos, por exemplo.

Os dados fazem parte do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feito em 2013, com 53 mil pessoas.

Você pode gostar