Por victor.duarte

Nigéria - A explosão de um carro-bomba matou pelo menos dez pessoas em um ponto de ônibus lotado na cidade de Gombe, no nordeste da Nigéria, nesta sexta-feira, informaram os serviços de emergência. Ninguém assumiu a autoria do atentado, mas o grupo islâmico Boko Haram é o principal suspeito, já que é acusado de uma série de ataques a bomba na região neste ano.

Principal suspeito do atentado é o grupo Boko Haram, que tem como líder Imam Abubakar ShekauReuters

As pessoas continuavam a fugir nesta sexta-feira da cidade de Mubi, no nordeste nigeriano, ocupada e saqueada nesta semana pelo Boko Haram. Godfrey Anebo, que testemunhou o ataque, disse ter visto socorristas retirarem oito pessoas dos destroços em Gombe. Segundo ele, todas aparentavam estar mortas: "Não tenho certeza de qual vai ser o saldo de mortos no final, mas será muito alto porque o ponto de ônibus estava repleto de passageiros".

Um funcionário dos serviços de emergência afirmou que no mínimo dez pessoas morreram e várias ficaram feridas.O governo anunciou um cessar-fogo com o Boko Haram quase duas semanas atrás como parte dos esforços para negociar a libertação das mais de 200 estudantes sequestradas pelo grupo em abril.

Mas a violência se intensificou desde então, abalando ainda mais a confiança popular no empenho governamental para pôr fim ao conflito. O Boko Haram já matou milhares de pessoas e sequestrou centenas desde que iniciou, em 2009, um levante no país, o maior produtor de petróleo da África

Você pode gostar