Por tamara.coimbra

Alemanha - A Alemanha celebra neste domingo o 25º aniversário da queda do muro de Berlim, com shows, palestras e o lançamento de 8 mil balões posicionados onde o muro existia. As festividades formais começaram com um trompete às 10h (horário local) deste domingo, evocando as trombetas bíblicas que derrubaram as muralhas de Jericó.

Confira fotos da comemoração alemã da queda do Muro de Berlim

A exposição artística de 8 mil balões (Muro de Luz), que ilustra dramaticamente a forma como o muro serpenteava pelo coração da cidade, é porosa para permitir que as pessoas se desloquem facilmente para trás e para a frente, entre as antigas Berlim Oriental e Ocidental. Os balões que possuem 3,6 metros de altura — correspondentes à altura da parede — serão liberados neste domingo para simbolizar o desaparecimento do Muro.

A chanceler alemã%2C Angela Merkel%2C e o prefeito de Berlim%2C Klaus Wowereit%2C lembram os 25 anos da queda do muro de Berlim colocando flores em um trecho que foi preservadoReuters

Queda pacífica foi um milagre, diz Merkel

Durante a preparação para o 25º aniversário da queda do Muro de Berlim, neste domingo, a chanceler Angela Merkel chamou de um "milagre" o fato de a barreira da Guerra Fria ter sido rompida sem que sequer um tiro fosse disparado. Em um país com poucos aniversários alegres para celebrar após a sua história beligerante no século 20, os alemães se renderam a memórias da revolução pacífica na Alemanha Oriental que derrubou o Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989.

Merkel, que era uma cientista de 35 anos na Berlim Oriental comunista na época, disse à televisão alemã antes das comemorações deste domingo que havia tensão, medo e emoção no ar nas semanas e dias que antecederam a abertura do Muro.

"Foi um milagre tudo ter acontecido de forma pacífica", disse Merkel, que estava a caminho de casa após uma visita à sauna quando viu uma multidão de pessoas em direção ao oeste e se juntou a eles. "Havia bastante emoção há semanas. Havia tanques que estavam na minha rua desde 7 de outubro."

Merkel, chanceler desde 2005, começou sua carreira na política meses mais tarde, como vice-porta-voz do partido. Normalmente reservada sobre sua vida na Alemanha Oriental, Merkel tinha sido discreta até recentemente sobre detalhes do que ela fez na noite em que o muro foi aberto.

Mas, nas últimas semanas, a chanceler tem falado mais abertamente e, neste sábado, disse: "Depois que saí da sauna, na noite de 9 de novembro, fui para a rua Bornholmer atravessar para o outro lado e comemorei lá com completos estranhos."

"Havia apenas essa incrível sensação de felicidade", acrescentou Merkel, que tinha revelado recentemente que foi para um apartamento com estranhos em Berlim Ocidental e queria ligar para uma tia no Ocidente. Em seguida, retornou a Berlim Oriental algumas horas depois porque tinha que começar a trabalhar cedo na manhã seguinte. "Foi uma noite que nunca vou esquecer", disse Merkel.

Com informações do iG e da Reuters

Você pode gostar