Por bferreira

Rio - Quem tem o costume de conferir a previsão do tempo diariamente agora tem mais uma informação importante à mão. O site Climatempo — em parceria com uma marca de inseticidas — passou a disponibilizar dados sobre as condições de proliferação de mosquitos no Rio de Janeiro e em algumas outras cidades, como as do Nordeste. O objetivo é alertar a população para que adote medidas que evitem a reprodução dos insetos transmissores de doenças, como a dengue e a chikungunya.

O novo dado é um reforço no combate aos Aedes aegypti e outras espécies. “A informação ajuda as pessoas a criarem a rotina de conferir objetos que podem guardar água e larvas de mosquitos”, diz o professor de Infectologia da UFRJ, Edimilson Migowski.

O cálculo do site é feito com base na ocorrência e volume de chuvas, umidade relativa do ar e temperatura. No cruzamento das quatro variáveis, é possível descobrir se o tempo está favorável ou não para o crescimento do número de mosquitos em determinada região.

Para hoje, a previsão é de baixo nível de proliferação. Amanhã, porém, a taxa será alta, cenário mais próximo daquele com o qual os cariocas vão conviver nos próximos meses, com o começo do verão. A associação de chuvas torrenciais com temperaturas elevadas, característica da estação, causa o aumento do número de mosquitos.

PRECAUÇÃO

Migowski explica por que a combinação de calor e chuva facilita a reprodução dos insetos. “As fêmeas depositam seus ovos na parede de caixas d’água, garrafas e pneus, entre outros recipientes. Com a chuva, o nível da água alcança os ovos, o que dá origem aos insetos. Para completar, o calor acelera o processo de maturação”, aponta o especialista. Como precaução contra doenças que têm mosquitos como vetor, deve-se evitar o acúmulo de água em recipientes e tampar caixas d’água.

Você pode gostar