Por hugo.pernet

Genebra - Uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica em todo o mundo, indica uma série de estudos divulgados nesta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade.

Os dados indicam que 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas. A violência, exacerbada durante conflitos e crises humanitárias, tem consequências dramáticas para a saúde física e mental das vítimas. “Nenhuma varinha de condão vai eliminar a violência contra as mulheres. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos", afirmou Charlotte Watts, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres e coautora dos documentos.

Itália: Contra violência doméstica, campanha italiana visa salário para donas de casa

Estados Unidos: Vítima de violência doméstica, casal americano luta para combater crime

Brasil: ONG usa filosofia contra violência doméstica

Mulher vítima de violência doméstica tira foto do rosto todos os dias durante um anoReprodução Internet

Os investigadores apuraram que mesmo nos casos em que existe legislação forte e avançada de defesa das mulheres, muitas continuam a ser vítimas de discriminação, violência e falta de acesso adequado a serviços jurídicos e de saúde. Os autores sustentaram que a violência contra as mulheres só vai retroceder se os governos colocarem mais recursos na luta e reconhecerem que ela prejudica o crescimento econômico.


Você pode gostar