Por tamara.coimbra
Afeganistão - Pelo menos cinco pessoas morreram e 34 ficaram feridas nesta quinta-feira em um ataque contra um veículo da embaixada britânica em Cabul, a capital do Afeganistão, informaram à Agência EFE fontes oficiais.

O porta-voz do Ministério da Saúde afegão, Kanishka Turkestani, confirmou o número de vítimas no ataque, que aconteceu por volta das 10h30 locais (4h de Brasília) no Leste da capital afegã. A Embaixada britânica em Cabul informou que um de seus veículos foi atacado e que um "grande número" de empregados da delegação diplomática ficou ferida.

Destroços do veículo da embaixada britânicaReuters

O porta-voz talibã Zabihula Mujahid reivindicou no Twitter a autoria de um atentado voltado contra "os invasores estrangeiros" e afirmou que uma dúzia de estrangeiros morreu no ataque suicida, embora os insurgentes costumem oferecer dados errôneos sobre as consequências de suas ações.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos depois que no ano passado as forças locais foram responsáveis pela segurança após a retirada paulatina da Isaf, que culminará no final de 2014. No entanto, a Otan anunciou que manterá no país cerca de 2.700 militares a partir de 2015, enquanto que os Estados Unidos desdobrarão ao redor de 9.800 soldados até 2024.