Por tamara.coimbra
Venezuela - O Observatório Venezuelano de Prisões (OVP) informou nesta quarta-feira da morte de 13 detentos em duas prisões do país, depois que supostamente sofreram uma intoxicação com remédios e álcool.
"Nós manejamos a informação que existem oito falecidos na prisão de Uribana (Oeste), há sete corpos no Hospital Central de Barquisimeto e um no Seguro Social Pastor Oropeza", disse à Agência EFE o diretor da OVP, Humberto Prado.
Publicidade
O ativista informou, além disso, que os outros cinco falecidos são presos que se encontravam na prisão de Uribana, localizada no estado de Lara, que recentemente foram transferidos ao internato judicial de Tocorón (Centro). Prado indicou que ainda se desconhecem as verdadeiras razões pelas quais ocorreu esta intoxicação e que se manejam várias hipóteses, entre elas que os próprios detentos assaltaram a área de enfermaria e ingeriram os remédios que roubaram com álcool para chamar a atenção das autoridades.
"A outra versão é que envenenaram a refeição dos prisioneiros, que ingeriram essa comida e este é o resultado, e outros dizem que eles fizeram isso para suicidar-se", comentou Prado.
A ministra para o Serviço Penitenciário, Iris Varela, disse em sua conta no Twitter que "nas próximas horas" estará oferecendo informação "em detalhes" sobre o caso de "intoxicados por ingestão indevida de fármacos em uma prisão de Lara".
Publicidade