Árvore de Natal do Rockefeller Center ilumina protesto em Nova York
O prefeito de Nova York deveria apertar o botão que acende as luzes da árvore, mas cancelou sua participação de última hora
Por tamara.coimbra
EUA - As luzes da emblemática árvore de Natal do Rockefeller Center foram acesas nesta quarta-feira para dar as boas-vindas às festas de fim de ano em Nova York, ao mesmo tempo em que centenas de pessoas se concentravam para protestar pela resolução referente à morte de Eric Garner por um policial. A partir desta quarta até 7 de janeiro, a árvore iluminará o coração da 'Big Apple' com mais de 45 mil lâmpadas, naquele que é o símbolo principal das festas natalinas na cidade desde 1933.
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, deveria apertar o botão que acende as luzes da árvore, mas cancelou sua participação de última hora devido à decisão do grande júri de Staten Island de não apresentar acusações contra o policial que causou a morte de Garner em uma abordagem.
A cerimônia de inauguração da iluminação da árvore acontecia ao mesmo tempo em que centenas de manifestantes se concentravam nas ruas de Nova York para protestar pelo caso de Garner, alguns deles se reuniram em frente ao Rockefeller Center. Por esse motivo, a polícia interditou as avenidas nas proximidades do evento, o que provocou aglomerações e dificuldade de acesso para os presentes, mas o evento aconteceu com normalidade, apesar do som de sirenes e helicópteros.
Publicidade
A cerimônia foi inaugurada com Mariah Carey interpretando "All I Want for Christmas is You", uma canção que já se transformou em um hino natalino ao redor do mundo. Mas as atuações mais esperadas pelos milhares de presentes ao evento eram as de Lady Gaga e Tony Bennet.
As pessoas que se reuniram na famosa pista de gelo do Rockefeller Center, apesar do frio e do risco de chuva, também não perderam outra atração histórica do Natal, a companhia de dança The Rockettes.
"Chegamos a Nova York há apenas duas horas e foi uma noite realmente bonita", disse o londrino James Gallaguer, que desfrutou da noite junto com sua namorada, Ashton.
A árvore deste ano é um abeto norueguês de quase 26 metros de altura procedente da Pensilvânia que pesa 13 toneladas e tem em seu topo a tradicional estrela de Swarovski, uma joia de aproximadamente 250 kg e três metros de diâmetro, feita com 25 mil cristais.