Por victor.duarte
Argentina - A 47ª Cúpula do Mercosul começou nesta quarta-feira na cidade argentina de Paraná com a presença dos presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, países que integram o bloco, e da Bolívia, como Estado em processo de adesão.

No encontro, que foi aberto com um atraso de mais de duas horas, estão presentes a anfitriã, a presidente argentina, Cristina Kirchner, e os líderes de Brasil, Dilma Rousseff; Paraguai, Horacio Cartes; Venezuela, Nicolás Maduro; Uruguai, José Mujica; e da Bolívia, Evo Morales.

Dilma participa de reunião de cúpula do Mercosul na ArgentinaReuters

A Cúpula do Paraná, cidade 500 km ao noroeste de Buenos Aires, analisará temas comerciais, o processo para a integração plena ao grupo da Bolívia e aspectos de especial interesse para algum de seus membros, como o litígio da Argentina com os fundos especulativos nos Estados Unidos. Não se descarta que os presidentes se pronunciem sobre a decisão dos Estados Unidos de retomar o diálogo com Cuba após a libertação do empresário americano Alan Gross.

Além disso, os presidentes abordarão outros acordos internacionais negociados pelo bloco, especialmente o tratado de livre-comércio com a União Europeia. Fontes diplomáticas indicaram que também podem ser aprovados documentos de apoio do bloco à Argentina por sua reivindicação contra a exploração petrolífera nas Malvinas, arquipélago sob dominação britânica e cuja soberania é contestada por Buenos Aires.
Publicidade
No marco da reunião de chanceleres do bloco, prévia à reunião presidencial, na terça-feira, o Mercosul assinou dois documentos de cooperação econômica com o Líbano e Tunísia para negociar um acordo para um maior acesso mútuo a mercados. A Argentina repassará durante o encontro desta quarta-feira ao Brasil a presidência temporária do Mercosul para o próximo semestre.