Por felipe.martins, felipe.martins
Washington - O presidente Barack Obama declarou o fim da "abordagem ultrapassada" dos Estados Unidos a Cuba nesta quarta-feira (17), anunciando o restabelecimento de relações diplomáticas, bem como os laços econômicos e de viagens para a ilha - uma mudança histórica na política dos EUA, que visa por fim a meio século de inimizades da Guerra Fria.
"Isolamento nunca funcionou", disse Obama durante discurso na Casa Branca. "É hora de uma nova abordagem".
Presidente Barack Obama anunciou reaproximação com país localizado no Mar do CaribeEfe

Enquanto Obama falava, o presidente cubano Raúl Castro também discursava para sua própria nação em Havana. Obama e Castro falaram ao telefone por mais de 45 minutos, na primeira mudança substancial para as discussões entre EUA e Cuba desde 1961.

O anúncio de quarta-feira foi resultado de mais de um ano de negociações secretas entre os EUA e Cuba. O restabelecimento das relações diplomáticas foi acompanhado pela libertação do americano Alan Gross e de um espião não que não teve sua identidade revelada. Já os EUA libertaram três espiões cubanos presos na Flórida.

Publicidade
Obama afirmou que as relações entre os dois países terão um novo começo a partir de agora. "Estamos tomando medidas para melhorar as relações comerciais e políticas com Cuba", afirmou.
Em discursos concomitantes transmitidos para o mundo todo no início desta quarta-feira, os líderes de Cuba e EUA falaram sobre o embargo da nação americana à ilha caribenha, iniciado em 7 de fevereiro de 1962.
Publicidade
"Pedimos aos EUA para remover os obstáculos que há décadas acabam com os vínculos entre nossos povos", disse o presidente cubano Raúl Castro, citando conversa que teve com Obama na noite anterior, marcando o início da retomada de relações diplomáticas entre os dois países.
Libertação
Publicidade
Alan Gross, preso pelo governo cubano desde 2009, foi libertado nesta quarta-feira (17) como parte de um acordo com Havana e que abre o caminho para uma grande reformulação na política dos EUA em relação à ilha, altos funcionários do governo disseram à CNN.
O ex-espião esteve preso por quase 20 anos no país comunista, disseram funcionários da administração Obama. Gross é um homem não-americano, cuja identidade permanece em segredo de acordo com os funcionários, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a discutir o assunto publicamente.
Publicidade
Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e o cubano, Raul Castro, que falaram na terça-feira via telefone. Estados Unidos e Cuba estão separados apenas por 150 quilômetros pelo Estreito da Florida e não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961.
O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos.
Publicidade
A fonte norte-americana afirmou ainda que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam um papel fundamental como intermediários para esta aproximação histórica. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raul Castro e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar esta aproximação.
*Com informações da Agência Brasil