Por paulo.lima
Vaticano - O papa Francisco comemorou, nesta quarta feira, seu aniversário de 78 anos junto aos fiéis que lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano. O pontífice ganhou balões e soprou velas de um bolo feito por uma seguidora. 
Criança entrega um balão escrito "Feliz Aniversário"Reuters

Os fiéis que participaram da audiência geral na Praça de São Pedro organizaram um aniversário que levou ao Vaticano o famoso tango argentino. "Desejo um bom espetáculo e que sopre um pouco dos ventos do Pampa", disse o papa ao se dirigir a um nutrido grupo de pessoas que tinham organizado uma exibição da dança como presente pelo aniversário do pontífice.

GALERIA: Papa Francisco comemora seu aniversário na Praça São Pedro

"Hoje parece uma praça do 2x4", seguiu brincando Francisco, fazendo referência aos passos da dança argentina e diante das centenas de dançarinos de tango e milonga, que realizaram a exibição na Praça São Pedro ao término da audiência e quando o papa já tinha se retirado.

'Um tango para Francisco'

Cristina Camorani, uma apaixonada pelos passo marcados da dança típica, lançou a ideia sob o lema "um tango para Francisco", que conseguiu uma adesão de cerca de três mil pessoas graças às redes sociais.

Fiéis improvisaram passos de tango na Praça São PedroReuters

Para organizar a festa, os fiéis criaram uma página no Facebook com o nome "o maior evento de Milonga do mundo" em homenagem ao papa argentino. 

Ao término da audiência, começaram a soar as primeiras notas de bandoneon e com elas começaram a se movimentar em homenagem ao papa Francisco centenas de pessoas, algumas vindas de distintas escolas de baile italianas e muitas delas turistas argentinas.

Católicos homenagearam o papa dançando tangoReuters

Ação solidária na data festiva

Apesar do Vaticano celebrar somente o onomástico dos pontífices, Francisco teve seu bolo e soprou as velas. Durante o percurso no papamóvel, Francisco desceu para soprar as velas de um bolo com as cores da bandeira argentina e que o aproximou de um nutrido grupo de seminaristas argentinos dos Legionários de Cristo.

Como no ano passado, quando convidou em seu aniversário quatro moradores de rua para almoçar, Francisco também quis estar ao lado dos mais necessitados hoje e no altar instalado na Praça São Pedro, cumprimentou e abraçou um grupo de oito sem-teto que estavam acompanhados pelo hospitaleiro croata Konrad Krajewski.

Além disso, uma delegação de uma empresa espanhola comunicou hoje a Francisco que como presente de aniversário, entregarão 800 quilos de comida aos refeitórios de Roma para os mais necessitados.

Jorge Mario Beroglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, capital da Argentina. É o 266º papa da Igreja Católica, sendo o primeiro jesuíta da histórtia. Francisco assumiu o cargo em 2013, sucedendo Bento XVI.
Publicidade
Com informações da EFE