Por victor.duarte
EUA - A reaproximação diplomática dos Estados Unidos com Cuba repercutiu mundialmente como um marco na história dos dois países. Uma das principais publicações americanas, o New York Times dedicou um editorial para elogiar a postura da Casa Branca e escreveu que "a história vai provar que (o presidente Barack) Obama está certo".

Ao anunciar novas políticas para lidar com Cuba após cinco décadas de distanciamento, Obama disse que "o isolamento fracassou. É hora de uma nova abordagem". A notícia agradou especialmente o New York Times, que já havia declarado claramente o apoio a uma reaproximação com a ilha em diversos editoriais nos últimos meses.

Reaproximação histórica dos EUA com Cuba teve repercussão internacionalReuters

No editorial de quarta, que "comemora" a atitude de Barack Obama e do presidente cubano Raúl Castro, o jornal fala em uma "nova era" para os dois países.

Publicidade
"A Casa Branca está inaugurando uma era de transformação para milhões de cubanos que sofreram como resultado de mais de 50 anos de hostilidade entre as duas nações", diz o editorial.
"Obama poderia ter dado um passo mais modesto e gradual para o fim do degelo. Em vez disso, ele corajosamente foi tão longe quanto pôde, dentro dos limites de uma lei ultrapassada de 1996 que impõe sanções rígidas sobre Cuba na busca da mudança do regime do país."