Por victor.duarte
Vaticano - O Vaticano inaugurou nesta sexta-feira o pinheiro de Natal e o presépio da Praça São Pedro e apresentou a nova iluminação da fachada e da cúpula da basílica, com lâmpadas LED de baixo consumo. O cardeal italiano Giuseppe Bertello, governador do Estado de Cidade do Vaticano, expressou sua confiança em que estas decorações se transformem no "símbolo e no coração da universalidade da Igreja católica".
Vaticano inaugura árvore do Natal%2C presépio e iluminação na Praça São PedroEfe

No ato de apresentação, Bertello manifestou seu desejo de que as novas luzes "iluminem os corações de todos", e que peregrinos e turistas desfrutem dessas ornamentações, que "manda uma mensagem de amor". Conforme explicou, trata-se de um projeto que uniu "toda a Itália, de norte a sul, em Roma" e que representa "o verdadeiro espírito de união próprio do Natal", por terem participado pessoas de vários lugares do país.

A árvore - vinda da cidade de Fabrizia, na Calábria - tem 25 metros de altura e dez de largura e foi o primeiro elemento a ser iluminado. Ela foi cortada sem causar danos ao meio ambiente e transportada de helicóptero e em um caminhão-reboque até Roma em 4 de dezembro, para seguir a tradição de colocar uma árvore do Natal na Praça São Pedro que começou em 1982, durante o pontificado de João Paulo II.