Por joyce.caetano

Atenas - As autoridades da Albânia recuperaram o corpo de uma pessoa que estava a bordo da balsa "Norman Atlantic", incendiado nesta madrugada, informou em entrevista coletiva em Tirana Qemal Shkurti, comandante da Força Marítima Militar albanesa. Shkurti afirmou que o corpo foi achado pelo barco albanês "Butrinti" que participa da operação de salvamento e trasladado a uma embarcação italiana.

Balsa pega fogo em alto mar na GréciaReuters

O oficial confirmou que a balsa está perto das águas territoriais albanesas, a 12 milhas náuticas ao noroeste da Ilha de Sazan, na Baía de Vlora. Ele explicou que os passageiros que ainda estão a bordo do "Norman Atlantic" se refugiaram na proa. Segundo Shkurti, o ferry corre o risco de afundar devido à quantidade de água que está sendo lançada em sua direção para pagar o fogo.

O comandante acrescentou que a Albânia enviou um rebocador ao local onde está a embarcação, e se for necessário enviará outro mais potente, capaz de arrastar a balsa até a costa albanesa. Também na Itália, o comandante Giovanni Pettorino informou que tinha recuperado o corpo de um homem, que teria morrido na tentativa de abandonar a embarcação se jogando ao mar. Ele acrescentou que há dois feridos: uma mulher e um militar da marinha. Os três estão em um navio que está se dirigindo para a cidade italiana de Brindisi (sul da Itália). Enquanto, tanto em Roma quanto em Atenas foi confirmado que já são 161 os passageiros resgatados com vida.

Proa é enganchada para evitar seu deslocamento
Publicidade
As autoridades italianas conseguiram acoplar um gancho a proa do "Norman Atlantic" para evitar que o forte vento e a chuva desloquem a embarcação pelo mar durante a noite. Conforme confirmaram neste domingo o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, e a ministra da Defesa, Roberta Pinotti, as operações de estabilização e de reboque começarão nas próximas horas.
56 pessoas são membros da tripulação (22 italianos e 34 gregos). A maioria dos passageiros é da Grécia (234), Turquia (54) e Itália (22). Há ainda pessoas da Romênia, Rússia, Áustria, Hungria, Suíça, Croácia, Geórgia, Síria, Suécia, Canadá, Ucrânia, Egito, Alemanha, Afeganistão, Albânia, Malta, Bulgária e Macedônia.
Publicidade

O acidente

Os passageiros estão presos à balsa em chamas na Grécia desde a manhã deste domingo, quando começaram a pedir resgate a uma flotilha de navios nas proximidades, que lutaram contra tempestade em águas abertas para tentar alcançá-los.
Mais de 30 passageiros já foram resgatados da balsa que pegou fogo na costa gregaReuters

Ainda durante a manhã, q guarda costeira grega afirmou que 150 pessoas haviam sido salvas da italiana Norman Atlantic, que transportava quase 500 passageiros e tripulantes quando enviou um sinal de socorro após incêndio no convés inferior.

Ventos fortes dificultam operação de resgate a balsa que pegou fogo na costa da GréciaReuters

Como ventos fortes e o mar agitado impediram esforços de outros navios para resgatar os que ainda estão a bordo, ainda não havia ficado claro se há vítimas ou se os passageiros estavam na água.

"O navio ainda está em chamas, o chão está queimando", disse o passageiro George Styliaras à TV grega, por telefone, acrescentando que a fumaça dificultava a respiração. "Não sabemos quanto tempo nós podemos aguentar".

As temperaturas frias do inverno tornariam a sobrevivência no mar difícil, a menos que o resgate chegue rápido.

O ministro da navegação, Miltiadis Varvitsiotis, disse que a combinação de muito mau tempo, com ventos de até 88 quilômetros por hora, e o fogo tornam a operação extremamente complicada.

Publicidade
"Estamos fazendo tudo que podemos para salvar as pessoas a bordo e ninguém, ninguém vai ficar impotente nesta situação difícil", disse ele a repórteres. "É uma das operações de resgate mais complicadas que nós já fizemos".
Autoridades da guarda costeira disseram que o Norman Atlantic, que também transportava mais de 200 veículos, estava a 44 milhas náuticas a noroeste da ilha de Corfu, quando passou um rádio para pedir ajuda.
Publicidade
O porta-voz da guarda costeira, Nikos Lagkadianos, disse que 150 pessoas estavam em barco salva-vidas, das quais 42 foram transferidas com êxito ao navio contâiner Sirit of Piraeus. O mar agitado tornou difícil para o barco de resgate se aproximar do navio.
Um jornalista que estava a bordo do Cruise Europa, um cruzeiro nas proximidades do navio, disse que podia ver passageiros no convés superior do Norman Atlantic agarrados às grades enquanto esperavam salvamento.
Você pode gostar