Por paulo.lima
França - O Le Monde, um dos jornais mais importantes da França, publicou a primeira foto da redação da revista satírica Charlie Hebdo após o atentado terrorista que matou 12 pessoas nesta quarta feira, entre elas, importantes cartunistas e o vice-editor do semanário. Na imagem, é possível ver um corredor com o chão manchado de sangue, papéis espalhados e, ao fundo, algumas caricaturas publicadas pela revista.
Os atiradores invadiram a sala onde estava acontecendo uma reunião de pautaDivulgação / Le Monde


De acordo com a publicação do jornal, os terroristas invadiram a sala onde os editores, colunistas e carucatunistas estavam reunidos para a realização da reunião de pauta (que sempre acontecia às 10h30 no horário local, 13h30 no horário de Brasília) quando os homens armados invadiram o local perguntando por Stephane Charbonnier, o Charb, conhecido caricatunista e atiraram nele.

Os outros caricatunistas que estavam na sala também foram atingidos pelos terroristas. O Le Monde conta que, segundo os sobreviventes, os extremistas gritavam “Allahu akbar” (“Você vai pagar por ter insultado o profeta”, em português) e não mataram a colunista Sigolène Vinson por ela ser mulher. “Não vamos matar você, porque não matamos mulheres, mas você vai ler o Alcorão”, gritou um dos atiradores.