Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Altas temperaturas, pouca chuva, praias lotadas e um verão que muitos já chamam de ‘insuportável’. Ainda faltam 59 dias para o término da estação e, para aguentá-los sem prejudicar a saúde, especialistas recomendam restringir o tempo sob o sol, cuidar da alimentação e ter atenção dobrada com crianças e idosos. E se você esquecer a regra básica de se proteger dos raios solares e sofrer com as queimaduras na pele, esqueça as receitas da sua avó: clara de ovo e maisena não têm efeito, nem curam a derme.

Leninha do Nascimento, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a única recomendação é fazer compressas com água ou soro fisiológico frios por 30 minutos, três vezes ao dia. “A compressa resfria a região e evita que a queimadura atinja áreas mais profundas da pele. Essas receitas caseiras não têm comprovação científica alguma e podem até piorar o caso”, alerta, acrescentando que o excesso de sol pode provocar ainda câncer de pele, envelhecimento precoce e manchas.

O ideal é usar filtro solar e não se expor. Mas se a prevenção falhar%2C compressa fria alivia queimadurasAlessandro Buzas / Agência O Dia

De acordo com Marco Aurélio Chame, clínico do Hospital São Francisco na Providência de Deus, os principais riscos para pessoas de todas as idade são desidratação e insolação. Mas crianças e idosos têm o organismo mais frágil e são mais vulneráveis ao mal, causado pela perda excessiva de água do organismo. Para esse público, diz o especialista, a recomendação é não passar mais do que duas horas na praia e não ir ao local entre 10h e 17h.

Entre os principais sintomas estão boca seca, tontura, fadiga, queda de pressão e, em casos extremos, coma. “Muitas vezes a criança não pede água. Cabe ao adulto ficar atento e hidratá-la”. Marco alerta ainda para o aumento dos casos de diarreia no verão: alimentos estragados ou feitos sem cuidados de higiene são os principais vilões. “Na praia, por exemplo, é melhor comer picolé, do que sacolé”.
Publicidade
Muitas frutas e água de coco natural 
Manter-se hidratado no verão é fundamental, mas bebidas alcoólicas prov<CW4>ocam o efeito contrário no corpo, explica a médica nutróloga Alice Amaral. Segundo ela, o álcool desidrata porque aumenta a quantidade de urina produzida (o produto inibe a ação do hormônio antidiurético).
Publicidade
“Água de coco é o mais indicado, porque contém sais minerais que repõem o líquido perdido e garantem a hidratação do organismo. Mas deve ser natural e não a versão em latinha”, avisa.
Em relação à alimentação, comidas ricas em gorduras e em calorias devem ser evitadas, porque o calor deixa o metabolismo mais lento, o que prejudica a digestão. Segundo Alice, frutas como melancia, melão, laranja e abacaxi são recomendadas por conterem muita água.
Publicidade

Publicidade