Por tiago.frederico
Jordânia - O governo da Jordânia disse nesta quarta-feira que está disposto a libertar a terrorista iraquiana Sayida al Rishawi se o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) soltar um piloto jordaniano capturado pelos extremistas.
O porta-voz do governo, Mohammed al Momani, explicou em um comunicado que a prioridade é garantir a sobrevivência do piloto Moaz Kasasbeh, por isso a terrorista será libertada se o soldado retornar "a salvo".
Kenji Goto aparece no vídeo segurando a foto do piloto jordanianoReprodução Internet


O EI divulgou ontem um ultimato de 24 horas, cuja veracidade não pôde ser confirmada, no qual ameaçou matar o refém japonês Kenji Goto e o piloto jordaniano se Rishawi não fosse libertada.

Publicidade
Premiê japonês chama de 'desprezíveis' ameaças do Estado Islâmico
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, classificou como "absolutamente desprezíveis" as ameaças do Estado Islâmico nesta quarta-feira. Na terça, os terroristas prometeram executar em até 24 horas um jornalista japonês e um piloto jordaniano caso Amã não liberte uma iraquiana condenada à morte.
Publicidade
"Estas ameaças são completamente desprezíveis", disse Shinzo Abe a jornalistas.
O chefe do governo japonês acrescentou também sentir "profunda indignação", pois a situação é difícil. Apelou a todos os ministros para "atuarem juntos para a libertação de [Kenji] Goto", o jornalista feito refém pelos jihadistas.
Publicidade
Em vídeo divulgado nesta terça-feira, o grupo terrorista ameaçou matar em 24 horas o jornalista japonês e o piloto jordaniano. Para evitar os assassinatos, exige que as autoridades de Amã libertem uma iraquiana presa e condenada à morte por atos de terrorismo. No vídeo, Kenji Goto aparece segurando uma foto do piloto Maaz Al Kassasbeh.