Por paulo.lima
Paquistão/Egito - Dois atentados terroristas, um contra uma mesquita xiita no Paquistão nesta sexta-feira e um ataque a bombas contra edifícios militares na cidade de Al-Arish, capital da província do Sinai na quinta-feira, deixou mais de 90 mortos e milhares de feridos.
Pelo menos 27 pessoas morreram na província de Sinai%2C no EgitoReuters


No Egito, o ataque, que matou 27 pessoas, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico através de um dos líderes do grupo no país. No bombardeio, a base do jornal estatal al-Ahram ficou completamente destruída. A redação ficava em frente à base militar, que foi alvo dos ataques. O presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, chegou a encurtar a visita à Adis Abeba, onde acontece a reunião de cúpula da União Africana.

Já no Paquistão, um atentado contra uma mesquita xiita no sul do país deixou ao menos 61 mortos e dezenas de feridos. A explosão da bomba ocorreu durante a oração de sexta-feira no templo religioso da cidade de Shikarpur e coincide com a visita do primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif a Karachi, para uma avaliação da segurança na província de Sind, onde fica Shikarpur.

Já no Paquistão%2C ao menos 61 pessoas morreramReuters


Autoridades tentam determinar se o atentado foi feito por um homem-bomba ou se um artefato explosivo foi colocado dentro do prédio, que concentrava cerca de 400 pessoas no momento da detonação. O ataque, que foi considerado o mais violento contra as minorias do país, foi reivindicado pelo Jundullah, um grupo do talibã pouco conhecido.