Por felipe.martins, felipe.martins
Rio -  O sedentarismo é considerado um dos grandes males da sociedade moderna. E para tirar as pessoas da inércia, a Fundação Britânica do Coração lançou ontem um desafio para quem está parado: realizar 10 minutos diários de exercício físico. A simples medida reduz os riscos de doenças cardíacas e promove a perda de peso.
A nutróloga Alice Amaral apoia a iniciativa que, segundo ela, deve ser adotada por quem não tem tempo ou dinheiro para se exercitar em uma academia e ser combinada com uma dieta mais equilibrada e natural. “Realizar pequenas alterações na rotina, como usar mais a escada e fazer caminhadas curtas na volta do trabalho, são capazes de trazer grandes benefícios para o corpo e a mente”, garante a médica.
Caminhar mais no trajeto entre casa e trabalho ou escola é uma das medidas que podem ser tomadasIstock

Os 10 minutos de atividade física reduzem o sedentarismo e auxiliam na perda de peso, diminuindo o risco de doenças graves. “As pessoas estão cada vez mais gordas e a obesidade está na raiz de problemas cardíacos, como pressão alta e infarto”, explica ela.

Publicidade
Além disso, a prática de exercícios pequena mas regular tem capacidade para ser um pontapé inicial em busca dos 30 minutos diários, recomendação principal de especialistas. “A atividade física faz o cérebro liberar substâncias associadas ao prazer e à felicidade. Aos poucos, o corpo se acostuma com essas sensações e passa a pedir mais”, diz Alice.
Outra dica da profissional é aproveitar os finais de semana para fazer programas saudáveis, que envolvam toda a família e promovam o bem-estar. “O ideal é trocar a ida à praça de alimentação do shopping por um lanche na praça, por exemplo, ou andar de bicicleta. O importante é adquirir hábitos que sejam saudáveis e prazerosos ao mesmo tempo”, aconselha.
Publicidade
EXEMPLOS
CARRO NA GARAGEM
Publicidade
Deixe o carro em casa em alguns dias da semana. Vá para o trabalho de ônibus ou, dependendo da distância, de bicicleta e a pé.
SALTAR ANTES
Publicidade
Quem usa o transporte público pode saltar dois pontos antes e ir caminhando para casa.
VÁ DE ESCADA
Publicidade
Use a escada no lugar do elevador. Se for preciso subir muitos andares, salte no meio do caminho e aumente a quantidade de degraus aos poucos.
PASSEIE MAIS
Publicidade
Aproveite os finais de semana para passear com a família e praticar esportes.
DIETA SAUDÁVEL
Publicidade
Combinar exercícios com alimentação equilibrada é fundamental. Prefira frutas, legumes e verduras e evite comidas processadas.

Publicidade