Por clarissa.sardenberg

Finlândia - Uma banda punk finlandesa cujos integrantes têm Síndrome de Down e autismo virou queridinha do público de um festival de música na Europa. Formada em 2009, a Pertti Kurikan Nimipaivat, conhecida pela sigla PKN, é formada por quatro músicos que se conheceram em um workshop ministrado por uma fundação de caridade de Helsinque, capital da Finlândia. A PKN compete com 17 outras bandas a um lugar na final do festival Eurovision, que será realizado em maio deste ano em Viena, na Áustria.

Pertii Kurikka (guitarra), Sami Helle (baixo), Kari Aalto (vocal) e Toni Valitalo (bateria) acreditam que aparecer no Eurovision pode ajudar a impulsionar programas sociais e informar mais as pessoas a respeito da Síndrome de Down.

"Sempre tiram sarro de pessoas com deficiência, tiravam sarro de mim quando eu era mais jovem. Mas eu acho que agora as pessoas são mais positivas com a gente", disse o vocalista e compositor Kari Aalto em entrevista ao site finlandês "FMQ".

"Suas famílias têm apoiado bastante (o grupo) assim como seus fãs. Até mesmo a cena punk está dando muito apoio a eles", contou a empresária da banda Kalle Pajamaa ao Sputnik.

A banda já foi retratada em um documentário que mostra como pessoas com Down usam a música para se expressar e superar dificuldades do cotidiano, melhorando sua qualidade de vida. A música da banda engloba problemas sociais e uma variedade de temas.

"Eu acho que as pessoas ficam chocadas quando veem que somos como elas. Sim, nós somos quatro homens deficientes, mas temos mais semelhanças do que diferenças com as pessoas. Somos iguais, somos humanos", contou Sami Helle. O grupo vai concorrer ao prêmio do festival com a música "Aina Mun Pitää".


Você pode gostar