Por tamara.coimbra

China - Uma bebê chinesa com apenas três semanas de vida teve dois fetos em formação retirados de seu abdômen por meio de uma cirurgia em Hong Kong. A princípio os médicos acharam que a menina estivesse com um tumor, e para a surpresa, por exames de imagem, viram que a massa no abdômen da criança continha duas estruturas fetais, com coluna vertebral e formação óssea.

Setas em exame de tomografia computadorizada mostram a coluna de cada fetoHKMJ / Divulgação

O fenômeno raro que faz que um bebê nasça com uma estrutura semelhante a um feto em seu organismo é conhecido como "fetus in fetu", ou "gêmeo parasita". O caso acontece um vez a cada 500 mil nascimentos. A menina chinesa nasceu em 2010, mas foi revelado agora em um artigo publicado este mês na revista científica "Hong Kong Medical Journal".

A formação do gêmeo parasita possui uma das teorias onde ele começa a se desenvolver como um feto normal, mas acaba encapsulado dentro de seu irmão. A outra defende que o fenômeno é resultado de um tipo avançado de tumor, chamado teratoma.

Fetos retirados do bebê%3A detalhe mostra coluna vertebral em formação e até cordão umbilicalHKMJ / Divulgação

No artigo, os autores consideram que esse caso possa ajudar a entender a origem do fenômeno, mas relatam que é preciso mais evidências para chegar a uma conclusão.

Você pode gostar