Por paulo.lima

Alemanha - A chanceler alemã, Angela Merkel, ressaltou nesta segunda-feira, após os atentados do fim de semana na Dinamarca, que os cidadãos judeus e suas instalações e estabelecimentos estão bem protegidos em seu país.

Em entrevista coletiva para analisar os resultados das eleições de domingo em Hamburgo, a chefe do governo alemão foi questionada pelos jornalistas sobre a reação de seu executivo após o duplo ataque em Copenhague, que deixou um judeu morto.

"O governo federal e todos os responsáveis fazem todo o possível para garantir a segurança das instalações e os cidadãos judeus"%2C assegurou MerkelReuters


"O governo federal, os dos 'Länder' (estados da Alemanha) e todos os responsáveis fazem todo o possível para garantir a segurança das instalações e os cidadãos judeus", assegurou Merkel. A chanceler ressaltou que os alemães "querem continuar a conviver com os judeus que vivem na Alemanha e que estão contentes e também agradecidos" de que haja novamente judeus no país.

O autor dos atentados, um jovem dinamarquês de 22 anos e muçulmano, abriu primeiro fogo contra um centro cultural, matando um cineasta dinamarquês de 55 anos e ferindo três agentes; oito horas depois matou um jovem judeu dinamarquês e feriu outros três policiais diante da sinagoga.

O suposto terrorista foi abatido pela polícia junto da estação de Nørrebro, no norte da cidade, ao responder com tiros aos pedidos para que parasse.

Você pode gostar