Por tiago.frederico

EUA - Famoso por sua interpretação do Senhor Spock no seriado e nos filmes de ficção científica ‘Jornada nas Estrelas’, o ator Leonard Nimoy morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos, em Los Angeles, Estados Unidos, após lutar contra a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. “Parei de fumar 30 anos atrás. Não foi cedo o suficiente!”, escreveu recentemente aos seus mais de 810 mil seguidores no Twitter.

Spock — meio homem, meio alienígena — tornou-se um dos personagens mais amados e cultuados da ficção científica da segunda metade do século 20. Conhecido por conter as emoções e usar uma rígida lógica para guiar suas ações, arregimentou uma legião fervorosa de fãs. Foi Nimoy quem bolou a saudação ‘vida longa e próspera’, com os dedos separados em forma de V, inspirado por gesto que testemunhou em uma sinagoga quando era menino.

Nimoy desenvolveu a doença a partir do hábito de fumar. Ele anunciou no último ano que a vinha tratando.Reuters

“Leonard Nimoy criou um modelo positivo que inspirou inúmeros telespectadores a aprender mais sobre o universo. Hoje, muitas destas pessoas são entusiastas do espaço e líderes da indústria”, disse o executivo-chefe da Fundação Espacial, Elliot Pulham, em comunicado. “Muitos de nós na Nasa fomos inspirados por ‘Jornada nas estrelas’”, confirmou nota oficial da agência espacial americana.

A série mostrava a rotina eletrizante da tripulação da nave Enterprise em suas explorações de outros mundos. Ao lado de William Shatner, que interpretou o capitão James T. Kirk, Nimoy transformou o seriado num fenômeno cultural. “Eu o amava como a um irmão. Sentiremos falta de seu humor, seu talento e sua capacidade para amar”, declarou Shatner.

Famoso pelo personagem Spock%2C em 'Jornada nas Estrelas'%2C Leonard Nimoy morreu aos 83 anosDivulgação

Vários outros artistas e personalidades também lamentaram a morte. “Ele era um amante das artes e humanidades, um defensor das ciências, generoso com o seu talento e seu tempo. E, claro, Leonard foi Spock . Cool, lógico, de orelhas grandes e sangue-frio, o centro da visão otimista e inclusiva de ‘Jornada nas Estrelas’ sobre o futuro da humanidade”, disse o presidente americano, Barack Obama.

Nimoy foi casado duas vezes e teve dois filhos. Em seu último tuíte, escreveu: “A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ter acontecido, mas não preservados, exceto na memória”.



Você pode gostar