Por karilayn.areias

Montevidéu - A presidenta Dilma Rousseff inaugurou ontem, em Tarariras, no Uruguai, ao lado do presidente uruguaio, José Mujica, o Parque Eólico de Artilheiros, uma parceria de empresas dos dois países. Dilma assistirá hoje à posse do novo presidente do país, Tabaré Vázquez, que deve começar por volta das 9h (8h pelo horário de Brasília).

Dilma Rousseff e José Mujica durante inauguração de complexo eólicoRoberto Stuckert Filho/PR

Na sexta-feira, uma multidão foi à Praça da Independência de Montevidéu se despedir — entre elogios, cânticos e aplausos — de José Mujica, em seu último ato oficial, o arriamento do pavilhão nacional. A cerimônia representa a entrega simbólica ao presidente em fim de mandato da bandeira uruguaia que tremulou na sede da presidência durante toda a legislatura.

A presidenta brasileira se disse “emocionada” com o fim do mandato de José Mujica e expressou sua “certeza” de que as relações bilaterais vão se aprofundar com Vázquez. “Tenho certeza de que as relações do Brasil com o Uruguai vão aprofundar cada vez mais com a chegada do presidente Tabaré”, escreveu no Twitter.

Em seu discurso, Dilma elogiou também Mujica, que “está comprometido com a democracia e com os direitos humanos”. A presidenta expressou sua intenção de trabalhar para garantir uma América Latina de acordo com “os sonhos de Pepe Mujica: democrática, livre e desenvolvida”.

O Parque Eólico de Artilheiros é fruto da parceria entre a Eletrobras e a Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) do Uruguai. “A partir de nossas relações bilaterais tentamos tornar possível uma maior aproximação e integração entre nossos países”, afirmou Dilma, para quem esse projeto faz parte de uma visão de parceria entre Brasil e Uruguai. O presidente Mujica destacou a importância da vontade política na hora de conseguir a integração regional.

Você pode gostar