EUA - Um americano que passou mais de dois meses perdido no mar foi resgatado após aparentemente sobreviver de peixe cru e água da chuva. Louis Jordan, de 37 anos, foi encontrado nesta quinta-feira por um petroleiro alemão localizado a 320 km da costa do estado americano da Carolina do Norte, nos EUA.
Seu veleiro de 35 pés adernou e Jordan permaneceu durante todo o período à deriva, sentado no casco da embarcação, de onde foi içado com segurança. A família de Jordan comunicou seu desaparecimento no final de janeiro. O pai disse ter ficado surpreso ao reencontrá-lo com vida.
"Eu pensei que eu o tinha perdido", afirmou ele ao falar com o filho após o resgate. No telefonema, divulgado à imprensa, Jordan pede desculpas ao pai por não poder "ter voltado para casa". "Estou bem agora", disse ele.
Em entrevista à rede de TV WITN, Ryan Doss, da Guarda Costeira de Miami, afirmou que Jordan sobreviveu à deriva no Oceano Atlântico comendo apenas peixe cru e bebendo água da chuva.
A Guarda Costeira americana disse, por meio de um comunicado, que transportou Jordan de helicóptero do navio alemão para um hospital em Norfolk, no Estado da Virgínia.
À rede de TV americana CNN, o pai de Jordan afirmou que nunca perdeu as esperanças de encontrar o filho vivo. O americano foi visto pela última vez no dia 23 de janeiro, após ter saído para pescar em seu veleiro da cidade de Conway, na Carolina do Norte.
Ainda não se sabe por que a embarcação adernou, embora a imprensa americana tenha dito que o mastro do veleiro foi encontrado rompido pela metade.