Rio - A estreia mundial da nova temporada de Game of Thrones no próximo domingo impulsionou o número de downloads piratas da série e fez com que os fãs baixassem mais de 100 mil episódios por dia, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Irdeto, empresa de segurança que desenvolve programas anti-pirataria. O país com recorde de downloads ilegais em 2014 foi o Brasil, com quase um milhão deles, seguido de França, em segundo lugar, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.
Mais de sete milhões de episódios da primeira até a quarta temporadas foram baixados ilegalmente entre fevereiro e abril neste ano por fãs da série da HBO enquanto a atração não retorna às telas de TV. Dados revelaram que este foi um salto de mais de 45% em relação ao ano anterior, que teve 4,9 milhões de downloads.
Em uma tentativa de diminuir a pirataria, a HBO anunciou que a estreia da quinta temporada do seriado acontecerá simultaneamente em 170 países. Assim, espectadores não terão que baixar episódio por conta de atraso na transmissão.
Outros seriados mais baixados por internautas durante o mesmo período foram: The Walking Dead (5,7 milhões), Breaking Bad (3,8 milhões), Vikings (3,4 milhões) e House of Cards (2,7 milhões).
A audiência global alega que por vezes tem que esperar meses para assistir as séries e não consegue acompanhar os episódios de maneira atualizada em seus países e por isso defende os downloads.
"A pirataria é uma onda que não pode ser controlada, apenas administrada", declarou um porta-voz da empresa que fez o levantamento. "Mas se as pessoas querem continuar a ter séries ótimas como Game of Thrones, os modelos de negócios devem ser protegidos", reiterou.