Por tamara.coimbra

Itália - Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos nas águas do Canal da Sicília após o naufrágio do pesqueiro no qual viajavam com destino à Itália, confirmou neste domingo a porta-voz do Acnur na Itália, Carlotta Sami. A porta-voz explicou que um dos 28 sobreviventes do naufrágio assegurou que na embarcação viajavam mais 700 pessoas. Pelo menos 24 corpos já foram resgatados pelos serviços da Guarda Costeira e a Marinha, em colaboração com a Armada de Malta.

Oficiais monitoram barcos que fazem parte do resgate ao Norte da LíbiaEFE

Segundo esse testemunho, relatado por Sami, a Guarda Costeira italiana receberam um pedido de socorro durante a noite no qual lhes avisaram que o barco no qual viajavam estes imigrantes estava em perigo. Perante a impossibilidade de chegar a tempo, a Guarda Costeira pediu a um navio português que navegava perto da região que se desviasse até o local do fato.

Quando o navio português se aproximava da embarcação na qual viajavam os imigrantes, estes "se colocaram todos no mesmo lado da embarcação e provocaram seu afundamento".

A embarcação portuguesa iniciou então os trabalhos de resgate, enquanto se deslocavam para o local naves da Guarda Costeira italiana, da Guarda de Finanças e da Marinha Militar, bem como da Marinha de Malta, pois a tragédia aconteceu em águas próximas à ilha.

Neste momento, as embarcações da Itália e de Malta trabalham na busca de sobreviventes.

Cerca de 20 mil imigrantes chegaram à costa italiana%2C de acordo com estimativas da Organização Internacional para MigraçõesReuters

Se for confirmado, se trata de outra tragédia que acontece nos últimos dias no Mediterrâneo, depois que na última terça-feira a organização Save the Children alertou que outros 400 imigrantes estão desaparecidos após o naufrágio de sua embarcação, segundo os testemunhos dos resgatados.

Você pode gostar