Por bferreira

Rio - Em paralelo a aulas no colégio, cursos de idiomas e escolinhas de esporte e dança, alguns pais têm investido na ioga para crianças, como forma de relaxar. A prática proporciona mais concentração, estabilidade emocional, flexibilidade e técnicas de respiração. Segundo os especialistas, este tipo de exercício pode gerar melhor desempenho escolar dos pequenos e maior conhecimento sobre o próprio corpo.

Nas aulas%2C são feitos movimentos que imitam animais e elementos da natureza. Entre uma posição e outra%2C professor conta históriasFernando Souza / Agência O Dia

A ioga infantil promove movimentos que imitam animais e elementos da natureza. Cada exercício favorece uma parte do corpo ou do aspecto emocional da pessoa, como é o caso do ‘cegonha’, em que ganha-se mais energia e vitalidade; e do ‘gato’, para quem tem dor nas costas e má postura. Nas aulas para crianças, os instrutores contam histórias entre as posições feitas na atividade, para torná-la mais atrativa.

A risoterapeuta Paula Duarte destaca que as aulas dos pequenos são mais lúdicas, para que sintam mais prazer e vontade de meditar. Além das histórias, há músicas indianas e brincadeiras nessas turmas. “Normalmente, as pessoas têm a ideia de que as crianças não sabem meditar. Mas elas sabem. E elas aprendem isso de uma forma leve, brincando”, ressalta a instrutora do Espaço Cósmico.

SEM COMPETIÇÃO

Outra característica da atividade é incentivar o autoconhecimento. De acordo com o professor de ioga Antonio Tigre, o relaxamento afasta a criança do ambiente competitivo gerado na sociedade e até mesmo pela família. “Os pais costumam criar os filhos para serem os melhores em todos as áreas”, diz o instrutor do Espaço Nirvana. “Na ioga, as crianças veem que a felicidade pode estar em qualquer situação da vida, até mesmo se elas forem as últimas colocadas. Elas aprendem que a saúde e o movimento do corpo são mais importantes”, afirma. Nesse ambiente sem competição, os pequenos conseguem se relacionar melhor, segundo Antonio. “A atividade ajuda quem sofre de baixa autoestima ou tem uma dificuldade física”, conta.

Você pode gostar