Por victor.duarte

EUA - Um protesto contra a morte de um jovem negro por policiais causou confusão na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. Pelo menos sete policiais ficaram feridos e um deles está inconsciente. O tumulto começou após o enterro de Freddie Gray, de 25 anos, que estava sob custódia policial na cidade e morreu após sofrer lesões na coluna vertebral, neste domingo.

As circunstâncias da morte do jovem estão sendo investigadas. O incidente provocou uma série de protestos e manifestações da população negra local, que acusa a polícia de Baltimore de ter causado a morte do rapaz de forma violenta.

GALERIA DE FOTOS: Protesto pela morte de Freddie Gray termina em confusão

Protesto contra morte de jovem negro nos EUA tem confusão e saques de lojaReuters

Grupos saquearam lojas de conveniências, quebraram janelas e jogaram pedras nos carros da polícia. Policiais de Baltimore prenderam 34 pessoas que participavam da confusão. O confronto começou perto do shopping center Mondawmin e se espalhou pela região.

Após a morte do jovem, manifestantes têm reivindicado justiça para o caso. O movimento negro nos Estados Unidos reclama de violência da polícia em alguns estados americanos na morte de outros jovens negros. Desde o ano passado, dois casos mobilizam a opinião pública pela igualdade racial no país.

Grupos saquearam lojas de conveniências, quebraram janelas e jogaram pedras nos carros da políciaReuters
Manifestantes jogaram pedras nos carros da polícia de Baltimore, nos Estados UnidosReuters

Apesar de a polícia pedir para dispersar, uma multidão de adolescentes entrou em choque com uma linha de centenas de agentes. Imagens de televisão mostraram os saques dos manifestantes, que também pulavam em cima da parte superior de uma viatura policial.

Tumulto começou após o enterro de Freddie Gray, de 25 anos, que morreu após sofrer lesões na colunaReuters

A morte de Gray reacendeu um clamor público sobre o tratamento da polícia a cidadãos afro-americanos deflagrado no ano passado após os assassinatos de homens negros desarmados em Ferguson, no Missouri, na cidade de Nova York e em outros lugares. Os tumultos em Baltimore foram os mais violentos desde as manifestações em Ferguson no ano passado. A família de Gray tinha implorado para que as manifestações fossem pacíficas.

Você pode gostar