Rio - Quem pretende ganhar músculos e passa os dias repetindo o tradicional prato de frango com batata doce já pode inserir novas opções no cardápio. O cantor do Bonde da Stronda e ‘marombeiro’ Leonardo Schutz Cardoso, 22 anos, criou o canal ‘Fábrica de Monstros’ no YouTube, onde ensina a preparar receitas à base do suplemento de proteína whey protein. Nos vídeos, faz macarrão, pizza e até sushis ‘turbinados’. No entanto, estudo americano alerta que o uso de substâncias que aumentam a massa muscular pode causar câncer de testículo.
Além do whey protein, creatina e BCAA podem ser um perigo para a saúde. Por isso, os 770 mil assinantes da ‘Fábrica de Monstros’ devem ficar atentos. Segundo o estudo da Universidade Brown, nos Estados Unidos, jovens em geral e também pessoas que combinam variados produtos são mais propensos a ter tumores.
O levantamento revelou que consumidores destes suplementos têm 65% mais chances de desenvolver o câncer do que quem não toma nada. O índice sobe para 177% se houver consumo de dois ou mais produtos ao mesmo tempo. Entre os que iniciam o uso antes dos 25 anos, o risco chega a ser 121% maior.
Apesar de apontar que ainda é preciso analisar mais o assunto, o oncologista José Martino, do Hospital Balbino, pede cautela aos consumidores. “Nada foi provado até agora, mas isso não significa que está liberado. Significa que eles podem não ser seguros”, afirma.
Por outro lado, o médico garante que há outros efeitos adversos já comprovados, especialmente a sobrecarga sobre fígado e rins, órgãos responsáveis pela metabolização dos produtos. “Suplementação é para quem tem déficit na ingestão de nutrientes. Em pessoas saudáveis, só obriga os órgãos a trabalharem mais”, diz ele.
Sobre os consumidores jovens, o especialista afirma que as substâncias não podem ser usadas até o fim da fase de crescimento (18 anos para mulheres e 21 para homens). “Tomar suplementos é decisão estética. Adolescentes não podem ser forçados a seguir um padrão de beleza ou terão seu desenvolvimento afetado. O whey, inclusive, é proibido para menores de 15 anos”, explica.
Já quanto às pessoas que combinam dois ou mais produtos, o médico informa que o risco é mais uma vez a sobrecarga dos órgãos. “Quanto maior a quantidade, pior. A combinação pode provocar a falência de fígado e rins, o que leva à morte”, afirma o oncologista.
Um milhão de visualizações
Cantor desde os 15 anos, quando formou o Bonde da Stronda com um amigo de infância, Leonardo Schultz agora faz sucesso como chef de cozinha na internet. Alguns dos seus vídeos chegam a ter um milhão de visualizações.
Com o corpo musculoso protegido apenas por um avental, Leonardo prepara os pratos aos gritos de ‘vem, monstro!’ e outros bordões de incentivo aos seus seguidores. O jovem, porém, garante que a sua ‘Fábrica de Monstros’ não é lugar para quem busca comidas sofisticadas.
“Se vocês acharam que vieram aqui para ver menininha fazendo coisinha gostosinha, ‘gourmetzinho’, vieram no lugar errado. Aqui é a Fábrica de Monstros e eu vou te transformar em um”, diz o ‘marombeiro’, que promete deixar qualquer ‘frango’, apelido para quem é fraco, sarado.