Por bferreira

Iraque - Um hotel de luxo só para radicais islâmicos foi ‘inaugurado’ no Iraque pela organização terrorista Estado Islâmico (EI) — a mesma que vem fazendo ameaças de atentados nos Estados Unidos e que já publicou vídeos com seus reféns sendo degolados. O grupo, na verdade, se apoderou das instalações do antigo Ninawa, na cidade de Mossul, e agora as disponibilizam para seus integrantes e simpatizantes.

Antigo Ninawa tem 262 quartos%2C piscinas%2C salões de baile e restaurantes. Integrantes do EI colocaram suas bandeiras em vários pontos dele Reprodução

São 262 quartos, grandes piscinas, dois restaurantes, dois salões de baile e um ginásio. Dia 1º, perfis ligados ao EI no Twitter anunciaram a abertura do Al-Waritheen, novo nome do estabelecimento. O evento de lançamento convidava muçulmanos a frequentarem de graça o local. O antigo Ninawa era um dos mais bem avaliados no site TripAdvisor. Atualmente, aparece como “sem chance de reserva” e com um aviso de “área com sérios riscos de segurança”.

Pesquisador em terrorismo ouvido pelo jornal ‘The Independent’, Charlie Winter afirmou que o EI, com a tomada do hotel, tenta mostrar que os bombardeios liderados pelos Estados Unidos não desestabilizariam o grupo.

Desde meados do ano passado, o EI avança por territórios do Iraque e da Síria, onde implantou um califado. A organização é considerada, hoje, uma das maiores ameaças ao Ocidente. Há meses coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardeia redutos do EI na região. “A mensagem que estão tentando retratar é que, se a coalizão realmente estivesse causando dano, o grupo não conseguiria receber jantares de gala com fogos de artifício em um hotel de luxo”, avaliou Winter.

Você pode gostar