Por victor.duarte

Rio - Escrito pelo astrólogo Pedro Tornaghi, o livro “Leonardo Astrólogo” propõe uma interpretação única do famoso quadro “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, que retrata a última refeição de Jesus antes da crucificação. Na tese defendida pela publicação, a pintura é um grande tratado astrológico. Deste modo, cada apóstolo ao lado de Cristo representa um signo do zodíaco.

Essa interpretação foi sugerida a Tornaghi pelo filho de sua mestra em Astrologia, Emma Costet de Mascheville. “Numa determinada tarde, um dos filhos dela apontou para a parede onde havia uma reprodução de ‘A Última Ceia’ de Da Vinci e observou: ‘Mamãe, tudo o que você tem falado de astrologia por todos esses anos está neste quadro’”, conta o astrólogo.

De acordo com Tornaghi, a forma como o genial artista italiano no século 15 retratou a posição do corpo, o movimento das mãos e a expressão do olhar de cada membro da Santa Ceia se relaciona com a personalidade dos 12 signos do zodíaco. Fazendo isso de Áries a Peixes, na ordem da direita para esquerda – porque era nessa configuração na qual Da Vinci construía suas obras.

"A Última Ceia"%2C por Leonardo Da VinciReprodução

Relação dos apóstolos com cada um dos 12 signos, segundo Tornaghi:

ÁRIES – APÓSTOLO SIMÃO
“Simão tem uma expressão muito enérgica e firme, olha nos olhos de Judas Tadeu. E Áries gosta de falar olhando no olho do outro”, compara o astrólogo. Tornaghi diz ainda que as duas mãos decididas para frente do apóstolo sugerem que ele é possuidor de dons próprios, indicando algo que deve ser feito. Já o fato de ele estar sentado na cabeceira, mostra a liderança ariana, além de impulsividade.

TOURO – APÓSTOLO JUDAS TADEU
“Judas Tadeu está em uma posição receptiva. O pescoço para a direita mostra que ele está ouvindo as ideias e, ao mesmo tempo, questionando a praticidade e viabilidade do que Simão propõe”, aponta o astrólogo.

GÊMEOS – APÓSTOLO MATEUS
O rosto para um lado e os braços para o outro no quadro, mostra um lado disperso e indefinido. “Gêmeos tem esta multifacetação, arraiga um pouco aos dois lados. Ele tem essa capacidade de dar atenção a dois ao mesmo tempo. Uma sensibilidade, curiosidade e agilidade mental".

CÂNCER – APÓSTOLO FÍLIPE
Fílipe está virado na direção de Cristo com olhar suplicante. “Quer sensibilizar e envolver os outros sempre. As duas mãos voltadas para o próprio peito mostra a tendência de introversão de Câncer”, avalia.

LEÃO – APÓSTOLO TIAGO MENOR
Esse apóstolo abre os braços em expansão, como raios, combinando assim com Leão, que é regido pelo sol. “Ele está expandindo a energia dele, reivindica de Jesus ser o centro da cena”, descreve Tornaghi. “Tiago Menor se mostra profundamente indignado com a traição porque Leão não consegue viver na desordem”, completa.

VIRGEM – APÓSTOLO TOMÉ
Tomé levanta o próprio dedo para Jesus. “Virgem gosta de criticar, opinar e sugerir, é muito perfeccionista”, pontua o astrólogo. Para ele, a expressão extremamente atenta do apóstolo mostra a tendência virginiana de buscar a melhor solução possível.

LIBRA – APÓSTOLO JOÃO
João tem os dedos entrelaçados numa postura meditativa no quadro. “Mostra a tendência de Libra de querer meditar sobre a situação e se posicionar assertivamente, é o oposto de Áries”, relaciona o astrólogo. O apóstolo busca esfriar o calor das emoções para considerar melhor o assunto em questão.

ESCORPIÃO – APÓSTOLO JUDAS ISCARIOTES
“Judas Iscariotes olha pra Cristo desafiadoramente, se recolhe ao silêncio. Uma estratégia tipicamente escorpiana”, afirma Tornaghi, que entende Escorpião como um vulcão. “Parece calmo, por fora, mas por dentro é intenso. Judas, na pintura está quieto, mas pronto para dar o bote quando for necessário.”

SAGITÁRIO – APÓSTOLO PEDRO
O símbolo de Sagitário é um centauro, metade humano, metade animal. A parte animalesca do signo está em Pedro na faca que o apóstolo esconde. “Ele está escondendo seu instinto animal”, defende o autor. Enquanto isso, a outra mão dele está apontando para o divino.

CAPRICÓRNIO – APÓSTOLO ANDRÉ
“Ele está com a típica postura de cautela de Capricórnio, como quem diz: ‘Vamos refletir’, ‘Vamos tentar ser Maduros’”, assinala Pedro. A postura do apóstolo é a mais vertical de todas, o que mostra como o signo busca a responsabilização por tudo.

AQUÁRIO – APÓSTOLO TIAGO MAIOR
“Tiago Maior está conspirando no ouvido de André, inflamando os outros para fazer a revolução”, aponta o astrólogo. Na pintura ele também está tocando Pedro, querendo juntar os dois para uma ação em comum, mas ao mesmo tempo sendo discreto. “Aquarianos são os mais revolucionário, mas buscam a descrição.”

PEIXES – APÓSTOLO BARTOLOMEU
Apesar de estar no canto escuro da tela, Bartolomeu tem os pés iluminados – parte do corpo que o signo de Peixes rege. Além disso, o apóstolo está de pé porque quer ver a cena de cima. “Não se posiciona com relação ao que está acontecendo. Bartolomeu está só contemplando, parece só querer entender tudo”, finaliza Tornaghi.

Você pode gostar