Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - Um policial pediu demissão após um vídeo ter revelado que ele usou uma arma não letal de eletrochoque e spray de pimenta em uma abordagem a um homem na Virgínia que sofria um derrame, segundo o "WTop Virginia". O caso ocorreu na cidade de Fredericksburg, no último dia 14, mas as imagens da câmera que estava acoplada ao corpo de um dos oficiais, só foram reveladas agora. Na ocasião, David Washington, de 34 anos, era suspeito de se envolver em um acidente de carro e foi cruelmente atacado com o gás de pimenta.

Ao ser abordado, Washington estava dentro do carro e não se movia. Era claro que algo estava errado, mas o homem não demonstrava nenhum sinal de violência, como mostra o vídeo. Após gritar vezes seguidas, o policial abre a porta do carro e borrifa o spray de pimenta diretamente no rosto da vítima. Em seguida, ele cai com o rosto virado para o chão.

David Washington contou à polícia que havia passado mal nos últimos dias Reprodução Internet

A mídia norte-americana destaca que este é mais um caso de violência policial contra negros no país após assassinatos em Baltimore e Ferguson. Inicialmente, o policial Shaun Jergens negou o uso de força excessiva, mas o capitão da corporação Rick Pennock admitiu na última sexta-feira que não há como negar o fato. A polícia local investiga mais dois agentes de conivência na ação.

"Você entende o motivo de usarmos o spray em você?", pergunta o policial. "Não, não tenho ideia"responde o homem atordoado. "O que aconteceu?", indaga a autoridade. "Eu não sei", diz o motorista no chão. Em seguida, ele explica que vem se sentindo mal nos últimos dias, mas ainda não sabe o que há de errado.

A abordagem é uma completa agressão: "Estou tentando te segurar, se você não se segurar vai cair", declara o policial enquanto o homem mal aguenta a dor que sente.

O vídeo mostra Washington se contorcendo no chão até socorristas chegarem ao local para medicá-lo. Ele grita de dor e reclama de não conseguir enxergar. Segundo a publicação, Washington foi encaminhado para um hospital e já recebeu alta. O policial alegou que pensou que ele estivesse drogado.



Você pode gostar