Malásia - O governo da Malásia prendeu quatro turistas sob acusação de "comportamento indecente" por posarem nus no Monte Kinabalu, em Sabah, dias antes do terremoto que de 6 graus que deixou 18 mortos. O monte é sagrado para os malaios e os turistas que ficaram pelados no local foram acusados de "desrespeito" pelo vice-ministro-chefe do local. Segundo ele, em entrevista ao "Daily Mail", foi o ato dos estrangeiros que motivou a tragédia.
"Há quase certamente uma conexão. Temos que tomar isso como uma lembrança de que crenças e costumes locais não devem ser desrespeitados", declarou Tan Sri Joseph Pairin.
Entre os detidos estão: uma britânica, de 24 anos, dois camaroneses, um holandês e dois canadenses.
Após a grande repercussão do caso, Masidi Manjun, ministro do turismo de Sabah declarou que as causas do terremoto, podem ser muitas e que a ideia de que a nudez foi que provocou, foi "mal construída".
"Nunca disse que que eles (os turistas) provocaram o terremoto, mas que as ações deles foram contra as pessoas da maior tribo de Sabah. A montanha é reverenciada e é um local sagrado", declarou.