Por clarissa.sardenberg

Cidade do Vaticano - O papa Francisco recebeu nesta quarta-feira, após a audiência geral, os brasileiros Francisco Valdenora e Faustino Rodrigues, dois jovens que se curaram de hanseníase - conhecida também como lepra. "Melhor dizer que vocês se curaram do mal de Hansen porque a linguagem é importante. Leproso é uma palavra que exprime marginalização, discriminação e prejuízo", disse o Pontífice, segundo o "Osservatore Romano".

Nesta quinta-feira, Valdenora e Rodrigues estarão em uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, em Genebra, onde falarão sobre o tema. Junto com os dois jovens, estavam os diretores do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que desde 1981 auxilia as pessoas que sofrem com a doença, e tem parceria com os Frades Menores, uma das ordens franciscanas.

"Estamos na luta contra essa terrível doença que é totalmente curável, mas que vê aumentar cada vez mais o número de pessoas atingidas", afirmou o diretor do grupo, Thiago Flores.

Papa Francisco no meio do povo%2C no Vaticano%2C nesta quarta-feira EFE

O grupo deu de presente a Jorge Mario Bergoglio uma pequena estátua confeccionada em madeira e que mostra o abraço de São Francisco a um leproso. - Mais visitas: Além de receber os dois brasileiros curados da doença, o Pontífice recebeu também Anas, um menino sírio que vive como refugiado no Líbano. Com apenas quatro anos, ele passou por uma cirurgia cardíaca de seis horas e quis "agradecer ao Papa" por ter se curado.

Também foi ao Vaticano, o ex-jogador da Juventus e da seleção italiana Gianluca Pessotto, que por causa de uma depressão, tentou se suicidar alguns anos atrás. Contando sua história a Bergoglio, Pessotto destacou que, após sua aposentadoria dos gramados, seguiram-se anos difíceis.

"Depois, veio a tomada de consciência com a redescoberta das prioridades e, sobretudo, uma fé profunda", contou.

Atualmente, o ex-atleta é responsável pelo setor infanto-juvenil da Juventus e disse que agora "busca comunicar o respeito aos outros, a humildade, e como ensina o papa Francisco, ser verdadeiramente um time".

Você pode gostar