Por clarissa.sardenberg

Tunísia - Foi revelado nesta segunda-feira um novo vídeo do atentado terrorista na Tunísia, na tarde da última sexta-feira. Imagens feitas por um dos funcionários do hotel onde ocorreu o massacre mostram uma perseguição aos atiradores. A equipe colocou em risco sua própria segurança para ajudar os turistas, atirando pedras nos terroristas para distraí-los. "Não sou um herói, isso é o que eu tinha que fazer. Amo muito meu país", declarou o jovem Ibrahim el Ghoul, de 18 anos.

Ibrahim chegou a ficar a poucos metros do autor dos disparos, que o viu e apontou para ele e um grupo, que incluía uma menina. "Eu não vou matar você", declarou o atirador enquanto ele bravamente arremessava pedras para distraí-lo, segundo o "Telegraph". O jovem, que estava no mar, chegou a perseguir o atirador com um jet ski.

Ele contou que quando ficou sabendo que uma das praias estava sendo atacada, correu para lá. "Deixei tudo que estava fazendo e fui. Não sei porquê. A primeira coisa que pensei foi: Esse é meu trabalho e tenho que proteger os hóspedes". declarou.

"Estava ajudando um grupo de quatro turistas britânicos, um homem, duas mulheres e uma menina, quando um deles gritou que o terrorista estava vindo", contou. "Ele (o atirador) não notou que eu era árabe. Eu juntei as quatro pessoas perto de mim e gritei bem alto: Allahu Akbar ("Deus é grande" — termo usado pelos muçulmanos). Quando ouviu isso, ele baixou a arma e começou a andar pela praia", revelou.

Ataque na TunísiaReprodução Internet

"Foi então que peguei algumas pedras, fui para o jet ski e comecei a arremessá-las nele. Gritava coisas ruins para ele em árabe, mas ele continuava sorrindo", disse Ibrahim. "Até que le parou, se virou e disse: 'Eu não estou aqui para te matar, vire-se e vá para casa'. Essa foi a última coisa que ouvi dele", contou.

Mahdi, de 26 anos, correu atrás do atirador Seifeddine Rezgui, de 23 anos, e até mesmo pegou uma garrafa para arremessar nele. Segundo o "Daily Mail", Mahdi venceu o desespero do momento e perseguiu o atirador por "medo de perder o emprego".

Cerca de 30 pessoas morreram no ataque, a maioria turistas britânicos. O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado. O vídeo é revelado em meio as primeiras prisões feitas pela polícia tunisiana.

Mahdi já tinha arriscado a vida ajudando o maior número de pessoas possível a entrarem em barcos para fugir do terrorista. "Quando o terrorista começou a matar pessoas, eu estava no mar tentando evacuar outros turistas", contou o jovem ao "Daily Mail".

"Corri até ele e joguei uma lixeira, quando vi que ele estava sem balas, antes que ele pudesse recarregar a arma e atirar, pois havia muitas pessoas ao redor", disse Mahdi.


Você pode gostar