Por felipe.martins

Rio - Lançada em abril, a vacina contra a meningite B surgiu como um alívio aos pais das crianças, principalmente abaixo de 5 anos. No entanto, as famílias têm encontrado dificuldade em obter a injeção, já que o medicamento não está disponível no Sistema Único da Saúde (SUS). Quem quiser prevenir o filho da doença, precisa pagar as duas doses, que custam cerca de R$ 1.200, em clínicas particulares.

Apesar de a meningite B ser considerada altamente agressiva pelos médicos, alguns especialistas afirmam que a vacina contra essa doença não é a prioridade do programa oferecido pelo SUS, por não ter tantos casos quanto a do tipo C.

A ocorrência da doença em duas crianças em abril no Rio levou pais a optarem pela vacinação particularDivulgação

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado 17 mil pessoas foram contaminadas com qualquer tipo da patologia, mas apenas 146 com a do grupo B. Já a C seria responsável por 70% dos casos da doença meningocócica no país, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai. Por isso, há maior necessidade em prevenir a transmissão deste tipo, afirma a especialista.

“O melhor seria se proteger contra as duas doenças, claro. Mas devemos pensar em saúde pública e qual delas daria mais impacto na população”, afirma Isabella, ressaltando que não há epidemia no país, apesar de terem sido registrados casos específicos em algumas cidades recentemente. No Rio, por exemplo, duas estudantes foram contaminadas em abril. “A meningite é endêmica. Por isso, é normal que atinja de 1,5 mil a 3 mil pessoas anualmente”, explica.

O pediatra Luiz Nigri, por outro lado, lembra que a meningite B é a mais fatal de todas as classes da patologia. Com isso, seria fundamental colocá-la no SUS. “Não podemos esperar uma epidemia ou surto para começarmos a vacinar”, alerta.

CAUSAS

A meningite é uma inflamação de uma das membranas que envolvem o cérebro e costuma atingir crianças menores de 5 anos. Essa doença pode ser surgir por bactérias (como o meningococo), a mais grave, ou por vírus. Entre os tipos de meningite meningocócica estão a A, B, C, W e Y. A patologia costuma ser transmitida por meio do contato direto com pessoas contaminadas, seja por beijo, tosse ou espirroe passa de uma garganta para a outra.

SINTOMAS

Os pacientes costumam ter febre alta, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele, desânimo e moleza no corpo.

TRATAMENTO

O ideal é que a doença seja diagnosticada logo, já que os sintomas podem ser confundidos com os de outro mal. Diagnosticada, a patologia é tratada com antibióticos e os pacientes precisam ser internados. No SUS, é possível se vacinar contra os tipos A, C, W e Y.

Você pode gostar