Por gabriela.mattos

Cuba - O papa Francisco teve um encontro particular com o ex-presidente cubano Fidel Castro neste domingo, confirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. O conteúdo da conversa não foi revelado, mas o representante vaticano afirmou que a reunião foi realizada em "tom informal e amigável". O ex-presidente cubano presenteou o Pontífice com o livro "Fidel e a religião", do teólogo brasileiro Frei Betto.

O porta-voz do Vaticano%2C padre Federico Lombardi%2C afirmou que o Papa Francisco foi presenteado por Fidel Castro com um livro do brasileiro Frei BettoEFE

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o líder da Revolução Cubana escreveu na dedicatória: "Para o papa Francisco em ocasião de sua visita a Cuba, com a admiração e o respeito de todo o povo cubano".

VEJA MAIS

Cubanos assistem missa de Papa Francisco em Havana

GALERIA: Papa Francisco celebra missa para milhares de cubanos

Em troca, Jorge Mario Bergoglio deu de presente alguns livros religiosos e a encíclica escrita por ele sobre o meio-ambiente, a "Laudato Si", e outra exortação feita pelo Papa, a "Evangelii gaudium". Entre as publicações, estão dois livros do padre italiano Alessandro Pronzato, traduzidos para o espanhol, "La Nostra Bocca si Aprì al Sorriso e "Vangeli Scomodi".

Além dessas duas obras, Francisco deu ainda uma coletânea de discursos e orações, também gravadas em CD, pelo padre Armando Llorente - que foi professor de Castro no colégio dos jesuítas de Belen.

Papa Francisco celebrou neste domingo uma missa para milhares de cubanos em HavanaEFE

A reunião foi concretizada na casa do líder da Revolução Cubana e contou com a presença de filhos e netos de Castro. Antes de viajar para Cuba, o próprio Lombardi confirmou que havia a possibilidade dos dois se reunirem, mesmo que o encontro não estivesse na agenda do Pontífice. Segundo o porta-voz, a vontade de reunir Jorge Mario Bergoglio e Fidel havia sido expressada até pelo atual presidente e irmão de Fidel, Raúl Castro.

Você pode gostar