Por bferreira

Rio - Muitas mulheres estão na corrida incansável de fazer dieta, ter o abdômen ‘riscado’ e os músculos definidos, principalmente com a proximidade do verão dos Jogos Olímpicos no Rio. Mas como obter o corpo atlético de Paola Oliveira, Sabrina Sato, Adriana Bombom, Viviane Araújo e tantas outras musas? A conquista de um corpo sarado pode ser difícil de alcançar, mas não é exclusividade de celebridades.

Samantha transformou o corpo em 2 anos%2C com exercícios e suplementosarquivo pessoal

Com muita dedicação e disciplina, a professora Samantha Mageski, de 22 anos, mudou completamente seu corpo. “Era muito magra, pesava 48 quilos, e detestava meu corpo. Há três anos decidi malhar e conquistar o corpo que sempre sonhei”, conta a jovem, que treina seis vezes na semana, e precisou da ajuda de suplementos alimentares. Já Aline Braga, 25, precisava emagrecer. “Sempre fui gordinha e não estava satisfeita. Entrei na academia, fiz dieta, emagreci e há três meses comecei a focar. Quero ganhar músculo e definir”, conta a estudante de Odontologia.

Mas o endocrinologista Antonio Carlos Minuzzi, um dos maiores especialistas brasileiros em hipertrofia muscular, adverte: “A ansiedade e o culto à beleza da sociedade em que vivemos levam muitas pessoas a tomarem um atalho perigoso, e por vezes, fatal, para um resultado que poderia ser alcançado em tempo mais longo, porém, de forma saudável: um corpo definido, por meio de exercícios diários e dieta balanceada.”

Pesquisador convidado da prestigiada Johns Hopkins University School of Medicine, Minuzzi alerta que no Brasil, atualmente, ocorre uma explosão do uso de anabolizantes esteroidais e do GH (hormônio de crescimento). “O resultado vem logo, mas o preço que se paga, a curto ou longo prazo, é alto demais”. Para o especialista, o tripé alimentação-suplementos-treinos é o suficiente para se obter um corpo atlético e musculoso. “O exercício físico é um poderoso estimulante da produção e secreção de GH, que tem efeito anabolizante natural”, orienta.

Para obter o corpo dos sonhos, tem que suar muito a camisa. É o que afirma o personal trainer Allan Dias Barbosa, 37. “Não se constroem músculos da noite para o dia. O primeiro passo é saber aonde quer chegar, ter disciplina e treinar muito.”

Alimentos podem ser um grande aliado

Para alcançar e manter um corpo musculoso na medida, o endocrinologista Antônio Carlos Minuzzi recomenda o consumo de proteínas na forma de suplementos, como whey protein, proteína da carne vermelha, da ervilha, do arroz e da lentilha, ovo, frango, peixe, carne vermelha e cottage.

Entre os carboidratos, ele indica batata doce, aipim, batata baroa, inhame, lentilha, ervilha,feijão, arroz e massa integral, quinoa, aveia, chia e batata baroa. Frutas, saladas e verduras também são boas escolhas. Entre os lipídeos, o ideal são oleoginosas como a castanha-do-pará, amendoim, nozes e amêndoas, além de abacate, óleo de coco, sardinha, atum e azeite de oliva.

Reportagem de Aline Cavalcante

Você pode gostar