Por gabriela.mattos

Estados Unidos - Durou 95 minutos a reunião bilateral desta segunda-feira entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, em Nova York, às margens da 70ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

Putin e Obama se reúnem a portas fechadas por 95 minutosEPA

Esse foi o primeiro cara a cara dos dois líderes em quase um ano e meio. Estava previsto que o encontro, que ocorreu a portas fechadas, durasse apenas uma hora. Pouco antes de iniciarem a conversa, os mandatários deram as mãos e posaram para fotos, mas não concederam declarações à imprensa.

Mais cedo, ambos apresentaram grandes divergências em seus discursos na sede da ONU. Primeiro, Obama chamou o presidente da Síria, Bashar al Assad, de "tirano" e acusou Moscou de atacar a soberania ucraniana ao supostamente apoiar rebeldes separatistas.

Por outro lado, Putin pediu apoio da comunidade internacional ao regime de Damasco e culpou "pressões" ocidentais pelos conflitos no leste da Ucrânia. As crises nos dois países eram justamente a pauta da reunião bilateral desta segunda.

Você pode gostar