Por gabriela.mattos

Rússia - Um grupo de russos presos com uma bomba se preparava para atacar o sistema de transporte público de Moscou e contava com pessoas treinadas pelo Estado Islâmico na Síria, afirmaram serviços de segurança da Rússia nesta segunda-feira.

No domingo, o Comitê Nacional Antiterrorismo relatou ter detido cerca de dez pessoas flagradas com equipamento de construção de bombas e um artefato explosivo improvisado.

"Algumas destas pessoas tiveram treinamento em campos do Estado Islâmico na Síria", teria dito o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo), segundo a agência de notícias russa Interfax. "O interrogatório de dois dos detidos revelou que planejavam realizar um ataque terrorista no transporte público de Moscou."

A Rússia vem reforçando a segurança por temor de ameaças de militantes islâmicos, especialmente da irrequieta região do norte do Cáucaso, que voltam para casa vindos do Oriente Médio ou do Afeganistão, talvez buscando vingança pela intervenção militar russa contra rebeldes sírios.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que mais de 2 mil militantes da antiga União Soviética estão lutando na Síria.

O FSB declarou que os aspirantes a terroristas retornaram à Rússia muito antes de Moscou iniciar sua campanha de ataques aéreos em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad, no final de setembro.

Mas suas prisões serão alardeadas pelo Kremlin como uma confirmação de seu argumento de que a intervenção é necessária para conter militantes islâmicos de origem russa.

Você pode gostar