Por clarissa.sardenberg

México - Em um programa de TV ao vivo no México, um apresentador provocou indignação no público ao assediar sua colega de trabalho em frente às câmeras. Durante vários minutos, Enrique Tovar toca o seio da apresentadora Tania Reza, que acabou deixando a atração dizendo "Não posso trabalhar assim". No fim das contas, a emissora Televisa acabou demitindo os dois.

Após a colega sair do palco do programa A Toda Máquina, de uma afiliada da Televisa em Ciudad Juárez, no Estado de Chihuahua, Tovar diz: "Desculpa, gente, acho que minha companheira está com os hormônios à flor da pele". A hashtag #AssédioComHenriqueTovar mobilizou usuários do Twitter e o vídeo foi um dos mais vistos por mexicanos em redes sociais.

Enrique Tovar tocou o seio da colega Tania Reza por várias vezes em programa ao vivo da TelevisaReprodução Internet

Ocorre que após isso, a polêmica aumentou, pois a Televisa demitiu os dois apresentadores sob alegação de que eles haviam combinado encenar uma situação de assédio sexual. Em seu canal no YouTube, a emissora publicou um vídeo em que Tania aparece dizendo negando a situação.

"A verdade é que não tínhamos noção de até que ponto isso ia chegar, não houve assédio", diz a apresentadora. O colega ainda afirmou que os dois "são amigos" e reiterou: "Não houve assédio".

No entanto, mais tarde, Tania publicou em seu perfil no Facebook que foi pressionada a isentar o colega. "Lamentavelmente, existe nestas situações uma pressão por parte das empresas e uma obrigação de dizer (ou inclusive gravar) que sou a culpada, com outras pessoas lavando as mãos", afirmou."Que seja dita a verdade. Se me obrigarem a tirar isto do ar, ao menos, já o pus em minhas redes sociais", completou.

A Televisa se manifestou dizendo que reprova qualquer tipo de assédio e que o apresentador "se comportou de forma imprópria em uma transmissão da televisão aberta". Sobre a declaração de Tania no Facebook, a emissora disse: "Se o que aconteceu no programa difere da primeira declaração de Tania Reza perante nosso departamento de recursos humanos, a exortamos a nos relatar para que possamos apoiá-la no processo de denúncia."

A confusão foi tamanha que Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação (Conapred, em espanhol) vai investigar o caso. Fãs da apresentadora e outros internautas se dividem entre apoio e incentivo à denúncia e críticas pela encenação dos dois.

Você pode gostar