Força Aérea da França intensifica operação militar na Síria
De acordo com o oficial, pela segunda vez em 24 horas o Exército francês realizou um ataque contra o Estado Islâmico
Por luis.araujo
Paris - A Força Aérea francesa realizou nesta terça-feira mais um ataque contra instalações do Estado Islâmico na cidade de Raqqa, na Síria, segundo declarações de um oficial do Estado-Maior das Forças Armadas da França. De acordo com o oficial, pela segunda vez em 24 horas o Exército francês realizou um ataque contra o Daesh (nome árabe do Estado Islâmico).
O resultado do ataque à cidade de Raqqa, considerada a capital do Estado Islâmico e principal base de apoio dos terroristas, foi a eliminação de um centro de comando e de um campo de treinamento dos militantes.
O oficial francês informou ainda que o porta-aviões Charles de Gaulle se juntará em breve à luta contra o Estado Islâmico, de modo a apoiar a operação aérea francesa. O navio não será mais enviado para o Golfo Pérsico, como estava previsto, mas para o litoral do Líbano e Síria, no Mar Mediterrâneo.
“O porta-aviões Charles de Gaulle sairá para o mar na quinta-feira e em alguns dias atingirá a parte oriental do Mar Mediterrâneo, o que triplicará nossas forças”, disse o presidente da França, François Hollande, durante discurso no Congresso Nacional. A aviação embarcada do navio inclui 26 caças, 18 aviões Rafale e 8 Super-Etendard, destacou a radioemissora Europe 1.
Publicidade
No seu discurso, Hollande também afirmou que, depois dos atentados em Paris, o país pretende intensificar sua operação na Síria. O primeiro ataque em massa contra as posições do Estado Islâmico em Raqqa foi realizado pela Força Aérea francesa na noite do último domingo. Na missão participaram dez caças, que lançaram 20 bombas.