Por clarissa.sardenberg
Rússia - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o abatimento de um caça russo por forças de segurança da Turquia nesta terça-feira, dia 24, foi "um golpe pelas costas" que "terá consequências trágicas nas relações" bilaterais.
Avião SU-24 invadiu espaço aéreo da Turquia, segundo paísReprodução

Caças turcos derrubaram um avião militar de fabricação russa próximo à fronteira da Síria nesta terça-feira. De acordo com autoridades turcas, a Rússia violou o espço aéreo do país, mas Moscou informou que pode provar que o jato não deixou o espaço aéreo sírio.

Os dois pilotos conseguiram se ejetar, o que foi mostrado em vídeos divulgados pela imprensa turca, mas um deles teria morrido e outro capturado por turcomanos, disseram milicianos sírios à emissora "CNNTÜRK".

Segundo a Turquia, o avião seria um SU-24 de fabricação russa. O Exército da Turquia informou que, cinco minutos, fez mais de 10 alertas sobre violações no espaço aéreo turco.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que um de seus caças foi derrubado na Síria, aparentemente de tiros vindos do solo, mas informou que poderia provar que o avião estava sobre a Síria durante o voo, relatou a agência de notícias Interfax.

O avião de guerra caiu em uma área montanhosa na província de Latakia, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, local onde se instalou uma luta entre forças pró-governo Assad e rebeldes.
Publicidade
*Com informações da ANSA e Reuters