Por thiago.antunes
Turquia - Um avião militar de fabricação russa SU-24 foi derrubado pela Turquia perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira, disseram fontes da Presidência turca, acrescentando que a aeronave foi derrubada por conta das regras turcas após violações ao espaço aéreo de Ancara.
Avião SU-24 teria sido derrubado por invadir espaço aéreo turcoReprodução

O presidente Tayyip Erdogan recebeu informações do chefe do Exército e irá conversar com o premiê Ahmet Davutoglu, disseram as fontes.

O Ministério de Defesa da Rússia informou que o avião de guerra abatido era russo, mas não violou o espaço aéreo turco, segundo a agência de notícias RIA.

Contradições

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, recebeu informações do chefe do Exército, enquanto o premiê, Ahmet Davutoglu, ordenou consultas com a Otan, a ONU e países relacionados, disseram os gabinetes de ambos.
Publicidade
O grupo de monitoramento Observatório Sírio para Direitos Humanos informou que o avião de guerra caiu em uma área montanhosa na província de Latakia, onde houve um bombardeio aéreo anteriormente e onde forças pró-governo lutam no solo contra insurgentes.
A Rússia e o governo sírio, aliado, realizaram ataques na área. Uma fonte militar síria disse que a suposta derrubada estava sendo investigada.
Publicidade
Imagens da emissora privada turca Haberturk TV mostraram o avião caindo em chamas e uma longa faixa de fumaça e outras da agência turca Anadolu mostraram dois pilotos saindo de paraquedas do jato antes da queda.