Por bferreira
Rio - Câncer é uma palavra genérica que engloba mais de 100 tipos de doenças diferentes e com características específicas. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que cerca de 576 mil casos novos devem ser diagnosticados em 2015 no Brasil. Hoje, Dia Nacional de Combate ao Câncer, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce da doença, que pode possibilitar a cura ou uma sobrevida melhor.
O oncologista Victor Marcondes, da Clínica Oncomed, diz que é importante ficar atento aos pequenos sinais que o organismo apresenta, como perda de peso inesperada, nódulos, sangramentos e manchas na pele.
Publicidade
Pessoas que não fazem dieta ou atividade física regular, mas que apresentam perda de peso podem estar com câncer, principalmente câncer de pâncreas, estomago ou esôfago. Nesta fase, outros sintomas podem estar associados à perda de peso, como vômitos, perda do apetite, náuseas e mal estar.
Nas mulheres, o sangramento vaginal fora do ciclo menstrual pode ser um sintoma de câncer cervical, mas diversas outras doenças podem causar o sangramento na urina, como infecção urinária, cálculo renal e glomerulonefrite. “É importante ficar atenta também à alteração no padrão menstrual, com o aumento do volume de sangue, pois o câncer de colo de útero na maioria dos casos é assintomático, daí a importância do exame preventivo”, explica o médico.
Publicidade
Já o câncer de pele pode provocar alterações como manchas escuras, pele amarelada, manchas vermelhas ou roxas e pele áspera, que causa coceira. “Além disso, podem surgir alteração da cor, formato e tamanho de uma verruga, sinal, mancha ou sarda”, explica Marcondes.
Ainda segundo ele, tosse persistente, falta de ar e voz rouca podem ser um sinal de câncer de pulmão, de laringe ou tireoide. Se essa tosse vir acompanhada de sangue, pode ser um indício de câncer no pulmão ou bronquite crônica, que são mais frequentes em fumantes.
Publicidade
Cartilha sobre câncer de mama
O câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) continua sendo o mais comum entre a população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).
Publicidade
O câncer de mama é de fácil identificação. O primeiro sinal costuma ser um nódulo em uma das mamas, por isso é recomendado fazer autoexame mensalmente, em casa ou no consultório. As mulheres devem ficar atentas também a qualquer alteração nos mamilos ou a presença de gânglios na axila, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama, pois podem ser sintomas desse câncer.
A Sociedade Brasileira de Mastologia lança a cartilha ‘Saiba tudo sobre o Câncer de Mama’, que destaca a importância da saúde preventiva e os cuidados que deve ter com a doença. “O lançamento logo após o Outubro Rosa é para alertar a população de que a preocupação e postura preventiva devem ser constantes o ano todo”, explica o presidente da SBM, Ruffo de Freitas Junior.